A inauguração da exposição fotográfica “40 anos, 40 mulheres”, no âmbito da qual será dinamizada uma tertúlia, terá lugar no dia 13 de março de 2017, pelas 18h30, na Galeria de Exposições do Instituto Português do Deporto e Juventude (IPDJ) de Viseu. A exposição estará patente até ao dia 24 de março de 2017 no mesmo local.

 

Em 2017, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género faz 40 anos. Há quatro décadas que existem políticas públicas para a promoção da igualdade de género. A REDE de Jovens para a Igualdade (REDE), com o apoio do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, quer homenagear esses 40 anos, todos os que antecederam e os próximos.
Com este objetivo, a REDE apresenta as caras e as vozes de 40 mulheres que se destacam com o seu percurso, e que têm feito a diferença na sociedade, abrindo caminhos outrora vedados para o género feminino. Para tal, a REDE dá a conhecer estes testemunhos e retratos na revista “40 anos, 40 mulheres” (lançada no dia 8 de março do presente ano) e numa exposição fotográfica itinerante, que chega agora a Viseu.
De modo a promover o debate sobre a nossa sociedade, os feminismos e as interseccionalidades, na inauguração da exposição será dinamizada uma tertúlia com algumas das mulheres participantes neste projeto. A REDE espera que o projeto “40 anos, 40 mulheres” contribua para uma maior visibilidade das mulheres que vivem em Portugal e para uma maior consciencialização relativamente às questões da igualdade de género e interseccionalidade dos feminismos.
A entrada é gratuita.
Foto de Viseu Jovem pela Igualdade.