Uma iniciativa das ativistas de Viseu da REDE de Jovens para a Igualdade, o Viseu Jovem pela Igualdade é um projeto que visa a promoção da Igualdade de Género e o combate à violência de género em Viseu, através do associativismo, mobilização, educação e empoderamento.
Pretendemos reforçar a intervenção da organização promotora no distrito, contribuindo para a promoção de uma cultura de cidadania ativa e empoderamento jovem, investindo em agentes multiplicadores em Viseu, cidade e distrito.
O Viseu Jovem pela Igualdade é um projeto financiado pelo POISE. Teve início a 1 de Novembro de 2016, foi formalmente lançado a 14 de Março de 2017 e desenvolverá atividades até ao final de Janeiro de 2019.
No âmbito deste projeto, a REDE propõe várias atividades que visam sensibilizar o público de Viseu para as questões da Igualdade de Género e combate à violência de género:
1. Igualdade de Género e Violência: Sensibilização da Juventude
O foco principal do projeto é a população jovem do Distrito de Viseu.
Realizamos atividades educativas com jovens e alun@ das escolas básicas, secundárias e superiores do distrito.
Dinamizamos workshops de capacitação sobre Igualdade de Género e combate à violência de género recorrendo a metodologias participativas baseadas nas artes (escrita criativa, teatro, dança, performance, música, foto etc). Temos como objetivo a formação de agentes multiplicadores com perspetiva ativista e de voluntariado para a transformação social. De forma a praticarem as competências aprendidas e sensibilizar outros jovens, @s jovens formand@s dinamizam sessões nas escolas secundárias do Distrito.
Neste sentido, o projeto pretende promover de forma sustentável e com ampla visibilidade o associativismo e ativismo jovem pela Igualdade de Género e combate à violência de género, de forma laica, feminista e empoderadora.
2. Violência de Género: Sensibilização de Técnic@s
Sessões formativas para técnic@s que trabalham na área da violência de género: prevenção, atendimento ou outras. Realizadas em parceria com a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV), Município de Viseu e o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu (NAVVD).
Dinamizadas por perit@s a nível Nacional sobre modelos de intervenção, com enfoque no empoderamento e independência das mulheres, com uma abordagem laica e feminista, estas sessões pretendem informar e sensibilizar e proporcionar um espaço de debate e partilha entre instituições, organizações, técnic@s e perit@s da área.
3. Eventos culturais
Contrubuindo para a rica programação cultural da cidade de Viseu, o projeto promove eventos culturais com perspetiva feminista, cidadã e de Direitos Humanos procurando parcerias com instituições ou organizações não governamentais de Viseu da área da cultura e artes, pela democratização das artes e com uma perspetiva transformadora. Pretendemos, através deste projecto, oferecer uma componente de Direitos Humanos e Igualdade de Género à oferta cultural da Cidade e do Distrito no sentido de promover a participação cívica, com enfoque especial n@s jovens.
Financiado por: